A primeira etapa é testar as funcionalidades básicas. Se o problema for relacionado ao movimento de peças, como motores ou eixos, e estiver chegando tensão no ponto de acionamento, então é mecânico. Se o equipamento não liga ou há falha no fornecimento de energia, a causa pode ser elétrica. Utilize um multímetro para verificar tensões e correntes.
Primeiro, verifique se o fusível ou disjuntor está queimado, se estiver substitua os mesmos e teste novamente. Caso não funcione, inspecione o interruptor, cabos e conexões. Muitas vezes, um fio solto ou corroído pode ser a causa. Não esqueça de verificar a bateria.
Use um multímetro para verificar a voltagem. Uma bateria de carro em bom estado deve ter entre 12,6V e 13,2V.
O superaquecimento pode ser causado por sobrecarga, falha na ventilação ou falta de manutenção. Certifique-se de que o motor está operando dentro da amperagem especificada e que as aberturas de ventilação estão desobstruídas. Além disso, verifique se os rolamentos não estão desgastados, e se os cabos de alimentação não estão danificados.
Se o motor está funcionando de forma irregular, verifique a alimentação elétrica. Flutuações na tensão ou na frequência podem causar falhas de sincronismo. Utilize um osciloscópio para verificar a forma de onda da tensão. Se o problema persistir, o problema pode ser interno no motor, como nas bobinas ou no rotor.
Manutenção preventiva é fundamental. Faça limpezas regulares, mantenha as ferramentas bem armazenadas e sempre use equipamentos de proteção durante o manuseio. Verifique e substitua as peças desgastadas, como escovas de carvão em ferramentas elétricas, e faça calibrações periódicas. Isso ajudará a garantir que suas ferramentas continuem funcionando corretamente por mais tempo.